Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PROJECTOS

Dia 19 de Novembro
campOvivo



De modo muito sucinto, podemos anunciar que nos parece viável iniciar quatro projectos que, necessariamente, estarão muito ligados entre si. A sua concretização vai depender do grau de mobilização dos nossos vizinhos.


1º O Jardim da Palavra

Será de modo geral um espaço/tempo onde o campOvivo poderá promover

- Tertúlias temáticas
- Oficinas de troca de saberes
- Espectáculos de varios tipos
- Debates sobre questões da actualidade

 A ideia é que possamos fruir o bom e o belo e aprender com o novo e o diferente, cruzar culturas, dar voz a quem normalmente não tem espaço para se exprimir, sem esquecer o envolvimento activo dos cidadãos de Campo de Ourique .

2ª Vizinhos e companhia

A ideia é tentar minorar a solidão de pessoas de qualquer idade que desejarem um apoio. Ter alguém que os escute e acompanhe, quer em sua casa, quer em saídas que lhes alegrem a vida, é um dos nossos objetivos.Promover grupos de interesses pode tambem vir a ser uma via. 

3º Dar a volta

A ideia é criar grupos de entreajuda para desempregados que reúnam regularmente, acompanhados por animadores/facilitadores, quer no sentido de procurarem superar as dificuldades pessoais e sociais em que estão mergulhados, quer na promoção de competências sociais . Não permitir que se sintam excluídos pelo facto de estarem temporariamente inativos no campo laboral, e sem salário.

4º Iniciativa cidadã

A ideia é promover a conscientização duma visão mais ampla de cidadania, tomando iniciativas que sejam participadas e que promovam a capacitação dos direitos e /ou o seu questionamento. Está já pensado organizar informação de recursos e direitos a vários níveis para disponibilizar aos cidadãos de CO. O problema dos transportes no bairro é outro assunto que nos preocupa, dada a reduzida mobilidade que permitem, sobretudo a partir do fim do dia. E outras questões haverá que mobilizem a nossa energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário